top of page

Objetivos da Administração Pública

A Administração Pública deve ter como princípios, a legalidade (cumprimento da lei), a impessoalidade (tratamento igualitário), a moralidade (seguimento dos princípios éticos estabelecidos por lei), a publicidade (prestação de contas à população usando de transparência) e a eficiência (boa gestão de recursos e serviços públicos através da modernidade e da inovação).

Apesar de a maioria da população saber disso e dos membros do governo terem a obrigação de seguirem esse princípio, o que mais se vê é o descumprimento da lei, seja em pequenos detalhes, como o favorecimento de conhecidos e parentes, seja em grandes ações, como desvio de verba em licitações de obras públicas.

O maior desafio de quem quer ver uma sociedade mais aceitável, é fazer com que os políticos e seus seguidores, cumpram as leis que eles mesmos criam.

O que deveria ser feito com mais eficiência, é a fiscalização e o controle do próprio governo, o que não é feito por uma série de motivos.

Os principais são o comodismo, o medo e a corrupção desenfreada. É muito difícil controlar a má administração por falta de gente honesta, competente e com coragem para fazer isso.

bottom of page